Prefeito Augusto Castro realça novo ciclo virtuoso para a economia no lançamento da “pedra fundamental” da unidade de processamento da GNLink e parceiras

“Esse investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico do Sul, Sudoeste, Extremo-Sul, norte de Minas e do Espírito Santo, e por significar a abertura de um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento, gerar empregos e receitas para Itabuna e para a Bahia”. A declaração é do prefeito Augusto Castro (PSD).

O prefeito participou ao meio-dia de hoje, dia 13, no Centro Industrial de Itabuna da solenidade de lançamento da “pedra fundamental” da unidade de processamento e da expansão do fornecimento de gás natural da parceria GNLink, Petrobahia e Bahiagás. O projeto terá investimentos de pouco mais de R$ 155,9 milhões visando a construção e operação de unidade de distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC).

Augusto agradeceu o empenho dos secretários municipais envolvidos no projeto, cujas tratativas foram iniciadas em agosto passado e resultaram no evento de hoje. Segundo ele, a chegada da unidade, além da interiorização do gás natural num momento em que o mundo debate a descarbonização da produção energética e da economia, significa avanços na ampliação do ambiente de negócios da cidade.
“Itabuna é pujante, tem boa localização geográfica e a há anos concentrava bases (city-gate) da Transpetro, Bahiagás e Petrobahia, com combustíveis e gás natural, gerando receitas e dividendos para além de nossas fronteiras”, afirmou. “Quero dizer que este investimento e o projeto de expansão são fundamentais para o desenvolvimento do interior do estado”, acrescentou.

O presidente da GNLink, Marcelo Rodrigues, disse que os investimentos são importantes porque o projeto pretende levar gás às regiões da Bahia onde ainda não tem. “E uma unidade de processamento de gás baiano da Bahiagás que vamos comprimir, liquefazer e levá-lo em caminhões até municípios a mil quilômetros de distância. Então, diria que Itabuna passa a ser hub de suprimento de gás liquefeito no interior do estado”, disse.

Segundo ele, o gás natural é produto de início do processo de transição energética de uma empresa que usa óleo combustível, GLP ou diesel. “O GNL é menos poluente do que esse tipo de combustível. Há grandes empresas, como uma planta de Brumado, por exemplo, que ao promover a substituição de óleo por gás natural vai reduzir cerca de quatro mil toneladas por mês de emissão de CO²”.

O CO² (dióxido de carbono) também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que tem um papel significativo no efeito estufa e nos desequilíbrios climáticos do planeta Terra. Aliás, COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que se encerrou na terça-feira, dia 12, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, teve como finalidade limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, até 2050.
Para o presidente da Petrobahia, Tiago Andrade, declarou que a empresa há 13 anos investe em gás natural, tendo sido pioneira na descarbonização da matriz energética. “Essa parceria com a GNLink e Bahiagás vai possibilitar que possamos atender toda a Bahia, a partir de um hub de energia de baixo carbono em Itabuna.

Então, o mundo caminha para combustíveis de baixa emissão, renováveis ou não, e o GNL entra como mais uma opção capturando essa oportunidade”, acrescentou.

O executivo disse que o Projeto da Petrobahia e empresas parceiras faz parte da agenda ESG, sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas, um compromisso a mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais. “Faz parte de nossa agenda ESG, voltada a área socioambiental”, realçou.

“Mas o nosso projeto vai levar desenvolvimento econômico e social e solução de baixo carbono para as rodovias, capturando a transição para veículos leves, carretas e caminhões. A ideia é ter um posto Petrobahia a cada 300km permitindo que um veículo saia do Extremo-Sul, atravesse todo o Estado e chegue ao Nordeste com gás natural”, relatou.

Já o gerente comercial da Bahiagas, Elismar Correia, disse que o investimento na unidade de processamento vai ajudar na transição energética. “A Bahiagas tem o prazer de vender essa molécula sabendo que esse gás tem alta competitividade econômica para atração de novos negócios e abrir novos mercados. A empresa tem o pioneirismo de acreditar na região e no desenvolvimento industrial de Itabuna e Ilhéus”, afirmou.

Na unidade de processamento e da expansão do fornecimento de gás natural de Itabuna os investimentos são de cerca de R$ 155,9 milhões, com R$ 125 milhões da GNLink, R$ 30 milhões da Petrobahia e R$ 900 mil da Bahiagás. Mas estimativas prevêem alcançar até R$ 300 milhões nos dois primeiros anos.

A solenidade teve a participação do Agente de Desenvolvimento Econômico de Itabuna, José Raimundo Araújo, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Valdino Cunha, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Marcos Rehem, os secretários municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, Governo, Rosivaldo Pinheiro, Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, e de Relações Institucionais e Comunicação, Thiago Barra, empresários e técnicos.

Legenda: prefeito participou do lançamento da pedra fundamental da unidade de processamento de gás natural da parceria GNLink – Fotos Thiago Barbarruíva .