Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania lança Escola de Talentos

A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), lançou na quinta-feira passada, dia 1º, a Escola de Talentos. A iniciativa que vai contribuir com o desenvolvimento cultural e a inserção da comunidade em um projeto que tem como objetivo despertar pessoas de todas as idades com expressão nas artes e cultura.

“A arte abre portas, desperta novos olhares sobre a vida. Vamos aproveitar essa oportunidade para descobrir novos talentos”, disse o presidente da FICC, Aldo Rebouças. Segundo ele, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) tem investido no fortalecimento do segmento das artes e cultura, inclusive tendo inovado com a instituição do Sistema Municipal de Cultura e repasse do recurso previsto ao Fundo Municipal de Cultura.

Além disso, sancionou a Lei Municipal n° 2.660/2024, que vai premiar os nove blocos tradicionais que participarão da Lavagem do Beco do Fuxico com o valor de R$ 20 mil cada. É uma forma de reconhecimento do município pelas contribuições realizadas na manutenção dessa manifestação cultural carnavalesca que se perpetua há mais de quatro décadas.

O projeto da Escola de Talentos inspira-se numa proposta democrática e de cidadania para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos, artistas ou não, objetivando a descoberta de novos talentos, o reconhecimento artístico e a transformação pessoal através da inclusão social pela arte-educação. Inicialmente, contará com aulas de Violino, Danças Populares e Urbanas, Ballet, Bateria, Violão, Sopro/Flauta, Percussão, Teclado, Canto e Técnica Vocal, canto Hip-Hop e Teatro.

As aulas da Escola de Talentos se desenvolverão através da iniciação artística, executada por profissionais e ou artistas locais ou da região sul do Estado de reconhecido valor cultural e artístico que terão a oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos e acumulados ao longo de sua vida profissional.

O primeiro Pólo será o Centro de Cultura Adonias Filho enquanto os demais em bairros da cidade, espaços institucionais ou alternativos disponíveis para que sejam utilizados através de parcerias com escolas, creches, fundações, igrejas, terreiros, ONGs, clubes, etc.

Na coletiva de imprensa de quinta-feira passada, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, divulgou um link de pesquisa (https://forms.gle/WTAq6dSZLnh9YaEU7) que tem como questionamentos: o bairro que o aluno gostaria de participar da Escola de Talentos e a modalidade desejada, com o objetivo de atender melhor às expectativas da população.

As inscrições serão abertas brevemente nos canais da FICC e cada ciclo será constituído por um número de participantes e turmas. Assim, a promoção e o incentivo a arte e a cultura será o enfoque principal deste projeto, a partir do propósito de difundir as manifestações culturais de Itabuna e possibilitar à população o acesso às práticas artísticas voltadas para a cidadania.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn