Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio

A Prefeitura de Itabuna realizará na manhã desta terça-feira, dia 30, das 8 às 13 horas, no bairro Santo Antônio, um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza, seguindo o cronograma de ações de combate ao transmissor das arboviroses: dengue, zika e chikungunya.

Este trabalho, encabeçado pelo Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), por meio do Departamento de Limpeza Pública, e da Biosanear, com ações de bota-fora.
A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, destacou a importância desta ação, principalmente após a confirmação de um caso da Febre Oropouche em Itabuna.

“Esta doença também é transmitida por meio de um mosquito. Neste caso o Maruim e apresenta sintomas similares aos da dengue e chikungunya como dores de cabeça e musculares”, comentou.

Para esta ação de amanhã, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) farão trabalho educativo com distribuição de panfletos, além de tratamento focal e recolhimento de materiais inservíveis acumulados nos quintais das casas e terrenos baldios.

“Este será o momento de a população descartar móveis e utensílios velhos para serem coletados no bota-fora. Esse tipo de material, se guardado de forma inadequada, torna-se o ambiente favorável para a proliferação do mosquito”, alertou Lucimar.

ORIENTAÇÕES
Para o recolhimento dos objetos, os moradores do Santo Antônio devem colocar móveis e entulhos na porta de casa no horário do Mutirão. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água, inclusive pneus velhos.

“Mas, esse trabalho só terá resultado se tivermos o apoio da população, de modo a eliminar todo ponto de água parada dentro de casa e nos quintais para que sejam evitados focos de proliferação do Aedes aegypti”, ressaltou a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro.

Legenda: Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio. Fotos arquivo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn